Mãos à obra: pequenos reparos

O que fazer quando seu móvel apresenta pequenas imperfeições?

 

Riscos, arranhões, buracos, fendas e manchas depreciam o estado do mobiliário. No entanto, com materiais e dicas simples, você mesmo pode realizar pequenos reparos e deixar seu móvel como novo.

 

  • Riscos e arranhões: com cuidado, retire o polimento ou o verniz do lugar danificado com uma lixa fina para madeira. Limpe o local com pano seco e, em seguida, aplique uma camada de cera incolor em pasta.
  • Buracos e fendas: prepare uma mistura com pó de serragem fina e cola de madeira. Aplique na imperfeição e espere secar por 24 horas. Dê acabamento com uma lixa fina para madeira. Limpe a superfície com pano seco e finalize com cera incolor em pasta.
  • Buracos feitos por insetos: preencha o buraco com palito de dente ou de churrasco (de acordo com o diâmetro) e complete com uma mistura de serragem e cola de madeira. Aguarde 24 horas para dar acabamento com lixa fina para madeira e aplicação de cera incolor em pasta.
  • Manchas de água: seque a superfície e use uma lixa fina para madeira sobre a área danificada. Limpe o local com pano seco e aplique cera incolor em pasta.

 

 

Você pode usar essas dicas na recuperação de móveis, portas, tábuas, pisos e rodapés.